O quarto mundo
Foi ordenado padre a 29 de Junho de 1946 em Soissons. Tendo sido prior de paróquias operárias e rurais durante dez anos, no Departamento do Aisne, é-lhe proposto em 1956, pelo seu bispo, ir ao encontro do "acampamento" dos Sem-Abrigo em Noisy-le-Grand, na região de Paris.
Assim, no dia 14 de Julho de 1956, decidiu juntar-se às 252 famílias "acampadas" no bairro de lata (favela) de Noisy-le-Grand. Tal encontro foi para ele um choque terrível. " Nesse dia, atolei-me no infortúnio ", dir-nos-á mais tarde. Doravante, empregará todas as suas energias para dar a conhecer este povo à procura de dignidade, este povo possuidor de um pensamento e de uma experiência únicos, indispensáveis à sociedade.
" Fiquei possuído pela ideia que estas famílias não poderiam sair da miséria, enquanto não fossem acolhidas, no seu conjunto, como um povo e, isto nos locais onde os outros homens têm por hábito tomar decisões. Prometi a mim mesmo que, se ficasse junto delas, faria tudo quanto estivesse ao meu alcance, para que viessem a subir os degraus do Vaticano, do Eliseu, da ONU... "
Em Noisy-le-Grand, propõe às famílias a criação de um jardim-escola e de uma biblioteca. " Não é de alimentos nem de roupa que mais precisam, mas sim de dignidade. Precisam, sobretudo, de não estarem dependentes do que querem ou não querem os outros, dependentes dos caprichos da boa vontade alheia ." É neste sentido que, a pouco e pouco, vão ser realizadas obras como a capela, a oficina para os jovens e adultos, a lavandaria, o salão de esteticista para as mulheres.
Com as famílias que viviam no bairro de lata (favela) de Noisy-le-grand, o Padre Joseph Wresinski criará, em 1957, uma associação que terá por nome Aide à Toute Détresse (ATD). Porquê e para quê uma tal associação? A resposta a tais