Sociologia
“PENSAMENTOS DE EMILE DURKHEIM”
Curso: Serviço Social 1º D – Matutino
INTRODUÇÃO
Emile Durkheim, nasceu em 1858 na França e morreu em 1917 em Paris. Foi um importante e mui influente Sociólogo de sua época . Formou-se em Filosofia, porém suas obras foram dedicadas a Sociologia. Suas idéias influenciaram políticos, pesquisadores e educadores não apenas na França.
Ele viveu em um período marcado por crises econômicas, conflitos econômicos e crescente urbanização da sociedade, que acarretavam pobreza e miséria.
Para ele, a crise indicava a necessidade de se construir uma moral coletiva.
Durkheim se preocupava com os fatos sociais e com o futuro da humanidade. Por isso estudou a sociedade para entender suas problemáticas e tendo por objetivo melhorar o modo de vida dessas pessoas.
Neste trabalho, queremos mostrar algumas dessas idéias e pensamentos sobre a sociedade, educação e religião tão importantes na formação de uma sociedade sadia.
Émile Durkeim, vivenciou a primeira guerra mundial e inaugurou um novo momentodas Ciências Sociais. Ele tem como base dos seus pensamentos ou teorias as influências do positivismo representadas por Augusto Comte (1748-1857). Também teve a influência de outros pensadores. Durkheim e Comte são pensadores positivistas, ambos acreditam que a sociedade possa ser analisada da mesma forma que os fenômenos da natureza. Os positivistas receberam a sociedade como uma ordem combinando, juntando partes integradas e ligadas que funcionavam perfeitamente.
Ele compreendia a grande dificuldade colocada pela emergência da Questão Social, mais discordava profundamente do que trazia como conteúdo, as soluções que começava a ser