O PÃO DE ALHO
Existem dois tipos básicos de pão-de-alho, aquele em que se barram fatias de pão com a mistura de alho, se cobrem com queijo ralado e se assam no forno, numa preparação muito semelhante à bruschetta italiana; 2 ou abrindo um pão ao meio, no sentido longitudinal, ou em fatias, não as deixando separar-se, se barra a parte interior do pão com a mistura de alho, e se assam no forno ou na grelha do churrasco; por vezes, o pão assim preparado é primeiro enrolado em folha de alumínio.
A mistura de alho pode ser composta apenas de alho e azeite ou manteiga, ou pode levar ervas aromáticas, como salsa ou orégão, maionese e vários tipos ou misturas de queijos.
O pão de ló ( Pan di Spagna ) (pré-AO 1990: pão-de-ló) também chamado de bolo esponjoso é um bolo (por vezes, pode ser considerado um doce) criado pelo cozinheiro Genovês Glovan Battista Cabona1 , que em sua receita original levou em sua base ovos, açúcar, farinha de trigo e nenhum fermento ou xarope .
Na Itália, o doce chama-se Pan di Spagna2 , que traduzindo em português seria (pão de Espanha) em homenagem ao rei espanhol Domenico Ferdinando IV.
Em Portugal, existem versões modificadas da receita de pão de ló que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar, o de Margaride e o de Arouca.
Ainda em Portugal, existe uma versão não original da receita chamado "pão de ló à brasileira", totalmente diferente do original tradicional, principalmente por levar muito menos ovos.
O bolo mais parecido com o pão de ló da culinária da Inglaterra e outros países de idioma inglês, inclusive da culinária dos Estados Unidos, é o sponge cake.
Os primeiros portugueses que chegaram