O profissional de dp na evolução histórica do rh e seu perfil atual
O texto relata a evolução da área de Recursos Humanos no decorrer dos anos, como o reconhecimento das pessoas para a área devida seu crescimento e junção com outros setores através de uma implementação organizacional para crescimento da organização.
Através do texto é possível verificar que os gestores saem de sua zona de conforto e buscam junto a operação a real necessidade de todos, dando-os motivação e a oportunidade de reconhecimento de todos por conta do trabalho em conjunto, onde ganha-se muito mais no mercado, pois com o engajamento de todos os setores e profissionais obtêm uma melhor competitividade no mercado.
O Profissional de DP na evolução histórica do RH e seu perfil atual
O profissional de departamento de pessoal existe antes da área de Recursos Humanos, sendo muitas vezes confundido com a origem da área de Recursos Humanos.
Muitas pessoas acreditam que o RH realiza apenas com o sistema de “pagadoria” desconhecendo a sua complexidade, que devido à grande evolução acabou obtendo muitas outras atividades.
Para elucidar a evolução do DP em RH Estratégico, vamos apresentar resumidamente os principais pontos deste desenvolvimento, abordando-o em suas quatro fases.
1. Gestões de pessoas como departamento de pessoal
A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Há pouco tempo atrás, o departamento de Recursos Humanos atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado.
Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. É sim discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e