Atps flávio
Relatório
Resumo
Apesar do Departamento Pessoal hoje em dia já fazer parte do RH, existem diferenças entre eles, conforme visto no Artigo “O Profissional de DP na Evolução Histórica do RH e seu perfil atual”, dessa forma podemos considerar que o profissional de RH é muito associado ao Departamento Pessoal.
Geralmente em empresas de pequeno porte, onde não há existência da área de DP, esse serviço é contratado por contadores, que fazem todo tipo de cálculo e controlam as leis vigentes.
Em 1930 começaram a surgir as primeiras leis trabalhistas, de acordo com os estudos realizados por Taylor, eram necessário começarem a ter idéias de criar o Departamento de Recursos Humanos, e assim nesta mesma época foi criado o Ministério do Trabalho, regulamentando tanto individual como no trabalho coletivo. O setor foi se aprimorando cada vez mais, tendo como responsável naquela época o gerente da organização a exercer o papel na área de RH, criando estratégias corporativas e se tornando cada vez mais competitiva, afetando algumas empresas, por se tornar uma área essencial dentro de uma organização.
Geralmente em empresas de pequeno porte, onde não há existência da área de DP, esse serviço é contratado por contadores, que fazem todo tipo de cálculo e controlam as leis vigentes. Esse departamento é o principal responsável por admissões, demissões, afastamentos, férias, décimo terceiro, remuneração para cálculos de folha de pagamento, entre outros. Para que não haja nenhuma complicação perante o Ministério do Trabalho, o profissional necessita estar sempre bem informado e atualizado, sabendo de todo o conceito utilizado entre empregador e empregado, trazendo resultados positivos para a empresa e para o funcionário, pois o DP é a principal porta da empresa, devendo passar boa impressão inicial para o funcionário e assim com certeza ele terá mais motivação para trabalhar.