Etapa 3 tecnicas de administração pessoal
O profissional de departamento de pessoal existe antes da área de Recursos Humanos. Muitas pessoas acreditam que o RH e conhecido apenas com a área de pagamentos, desconhecendo a sua complexidade, que devido à grande evolução acabou obtendo muitas outras atividades.
A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização, os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. O movimento de relações humanas trouxe um novo desafio ao “Chefe de pessoal”, pois o novo modelo de administrar teve como base de mudança a relação entre os empregados e os empregadores. Com o surgimento das leis trabalhistas, surgiu o Chefe de Pessoal que tinha o conhecimento das leis trabalhistas e passou a ser um gerente de pessoal, porém, ele continuava diretamente ligado às relações burocráticas, cumprindo e fazendo cumprir regras e normas.
Administração de RH revela a realização das funções: contratação, desenvolvimento, avaliação e recompensas junto aos demais setores. O profissional de RH com esses domínios: atividade de planejamento, controle e organização das pessoas, garantem o máximo de produtividade humana. Para obter vantagem competitiva, as organizações precisam possuir algo que seus concorrentes almejem, mas não alcancem. Atualmente, o principal instrumento de competitividade é o homem, mas não a sua capacidade de realizar trabalhos físicos e sim a sua capacidade mental.
Pelo que podemos notar a área de Recursos Humanos ou gestão de pessoas é de grande importância nas organizações, passaram a considerar os profissionais de Recursos Humanos como colaboradores, participam e opinam nas tomadas de decisões, nas ações e investimentos. Com base na pesquisa bibliográfica podemos afirmar que o objetivo da Gestão de Pessoas é equiparar os interesses das empresas com os interesses das pessoas que nelas