O Processo
1. Identifique o contexto pessoal e social de Franz Kafka, autor do livro Der Process (1925).
Nascido em Praga, no dia 3 de julho de 1883, na época do Império Austro-Húngaro, atual República Tcheca, Franz Kafka foi considerado um dos principais escritores de literatura da época moderna. Kafka teve influência das culturas judia, tcheca e alemã e, já na adolescência, se dizia socialista e ateu. Inicialmente, sua vida fora marcada pelo domínio rígido e exacerbado de seu pai; é tanto que em uma de suas obras, “Carta ao pai”, escrita em 1919, o autor retrata a figura paterna de forma um tanto opressora à vontade humana.
Mais tarde, em Praga, cursou Direito (1901 – 1906), onde conheceu seu grande amigo Max Brod, que posteriormente seria o responsável pela publicação de suas obras e biografia. Kafka, juntamente com outros escritores da época, fazia parte da Escola de Praga, que seria um movimento de atração ao realismo, com uma síntese entre uma lucidez racional e um forte traço irônico. Em seguida, Kafka começou a frequentar locais nos quais circulavam ideias críticas e inconformistas, com as quais o mesmo se identificava; reuniões estas formadas por grupos anarquistas.
Franz Kafka, além de passar por uma infância e adolescência conturbada, sempre teve a vida emocional acometida pela solidão em sua fase adulta, com relacionamentos amorosos frustrados. Ele também não se sentia totalmente realizado por trabalhar em cargos dos quais exigiam muito de si, ficando, assim, sem tempo para dedicar-se totalmente à literatura. Em 1917, teve que se ausentar do trabalho devido à contração de tuberculose, que levaria à sua morte anos mais tarde, no dia 3 de junho de 1924.
Kafka buscou mostrar em suas obras - que ficaram somente conhecidas e famosas após sua morte - sua própria dor, através de seus personagens, onde seu contexto social se relacionava à época, com uma sociedade europeia na iminência de regimes totalitários. Sua visão estava centrada nas