O Processo
O PROCESSO
2014
RESUMO
A obra “O Processo” foi escrito por Franz Kafka (1883-1924), considerado um dos escritores mais importantes da literatura moderna.
O livro ficou inacabado, mas foi publicado pelo amigo Max Brod, após a morte de Kafka.
O personagem principal em “O Processo” é Josef K. que é preso mesmo sem ter cometido nenhum crime.
O texto de Kafka faz severas críticas ao sistema jurídico por ser um regime rígido, típico de governos totalitários em que o sujeito é subalternizado a um governo e a uma legislação que não permite oposição e nenhum tipo de questionamento aos ditames legais do Estado.
Reflete até o que Foucault analisa em “Vigiar e Punir,” no qual o corpo deixa de ser o objeto de sofrimento do sistema para que a alma do condenado passe a sofrer as angústias de um sistema vigilante e controlador.
O que ocorre ao personagem Josef K. é muito semelhante ao que ocorreu durante o governo ditatorial de Pinochet no Chile, em que muitas pessoas foram presas sem saber o motivo de suas prisões e quais eram as acusações feitas a elas e muito menos seus advogados tinham acesso aos autos do processo. Muitos ficavam meses sem ter contato com seus familiares e muito menos se conseguiriam sair com vida daquele regime ditatorial.
“O Processo” expõe de forma clara, de como os direitos individuais e os direitos humanos são negligenciados pelo Estado que está preocupado apenas com um regime de interesses pessoais dos governantes e autoritarismo, modelo esse que representou muito do que foi o século XX em que governos totalitários obtiveram espaço na Europa (Alemanha, Rússia, Portugal, Espanha) e América Latina com os golpes militares em que todo cidadão acabou se tornando um inimigo em potencial do Estado.
Essa obra demonstra a importância de um governo democrático no qual os sujeitos tenham seus direitos preservados e garantidos por lei sem que esta ultrapasse seus