PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP
EMEF PROFESSORA VERA LUCIA CARNEVALLI BARRETO
Diretora:
Profª Adriana Ferlim Saccomani dos Reis
Endereço da escola:
Avenida Olívio Gomes, 520 – Vila Rossi
São José dos Campos –SP
Cep: 12211115
Introdução
Selma Pimenta começa o texto com a afirmação popular “ Na prática a teoria é outra” proferida por profissionais da educação de que a formação de professores, nemfundamenta teóricamente a atuação do futuro profissional nem toma a prática como referência para a fundamentação teórica.
A autora sintetiza queo estágio é uma pesquisa que uni teoria e prática, sendo assim o estágio é uma atitude investigativa, que envolve areflexão e a intervenção na vida da escola, dos alunos e da sociedade.
No capítula da prática como imitação de modelos Pimenta questiona se a profissão do professor é uma prática e na perspectiva da imitação, o modo de aprender a profissão será a partir da observação, imitação, reprodução e, às vezes, reelaborarão dos modelos existentes na prática consagrados como bons.
Ao assumir esta concepção veicula que a realidade do ensino é imutável e os alunos que frequentam a escola também o são. Assim a escola assume seu papel de ensinar, se os alunos não aprendem, o problema é deles, de suas famílias, de sua cultura.
O professor que haja dessa forma não valoriza sua formação intelectual, reduzindo a atividade docente apenas a práticas que foram observadas e caracterizadas como boas.
O projeto político-pedagógico tem sido objetivo de estudos, para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, em busca da melhoria da qualidade de ensino. O presente estudo tem a intenção de refletir acerca da construção do projeto político-pedagógico, entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo.
A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de