PROJETO POLITICO PEDAGOGICO (PPP)
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5
4 REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o PPP. Para se entender o PPP é necessário antes de tudo dar atenção as palavras compõem o nome do documento, pois elas já dizem muito sobre ele:
• É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
• É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que a própria sociedade vai seguir.
• É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos e as mudanças ao qual ocorre no âmbito escolar e na forma da aprendizagem que se moderniza cada vez mais rápido.
2 DESENVOLVIMENTO
Na elaboração do projeto político pedagógico da escola é preciso que todos conheçam bem a realidade da comunidade em que estão para, em seguida, estabelecer o que verdadeiramente a escola deseja estabelecer como metas, para isso é preciso olhar para três pontos importantíssimos do projeto.
A proposta curricular - Estabelecer o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos. A formação dos professores - A maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções