O Processo de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal
O treinamento é um processo de educação profissional que visa obter uma adaptação do homem no seu local de trabalho. Com objetivos em curto prazo que são restritos e imediatos, dando uma oportunidade ao homem, com os elementos imprescindíveis para o seu exercício do cargo atual, sendo preparado adequadamente. Nas grandes empresas de uma forma geral, normalmente é delegado ao nível de chefe imediato do empregado que está trabalhando ou podendo ser de um colega de trabalho. Tem que ser seguido através de um programa preestabelecido, atendendo uma ação, com o objetivo de uma rápida adaptação do homem ao seu trabalho podendo ser introduzido em todos os níveis ou setores organizacionais das empresas.
Considerado como um processo educacional de curto prazo, como uma maneira sistemática e organizada de aprendizagem, na qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função dos objetivos traçados. O treinamento envolve uma transmissão de conhecimentos específicos em relação ao trabalho, atitudes relacionadas aos aspectos da organização, das tarefas e do ambiente de trabalho e com um desenvolvimento de diversas habilidades.
O treinamento é uma responsabilidade de linha e uma função de staff, considerado como uma responsabilidade administrativa. Suas atividades referentes ao treinamento estão incluídas numa política em que o treino seja de responsabilidade de cada administrador e supervisor. Os administradores terão qualquer assistência especializada, no sentido de enfrentar essa responsabilidade. Em uma forma mais de visão empresarial, o conceito de treinamento está na sua tarefa gerencial, em todos os seus níveis organizacionais. Na sua demonstração de um novo procedimento de trabalho, fase por fase, na explicação de uma operação tradicional, com o supervisor, coordenador ou gerente. Explicando, ensinando, acompanhando e comunicando aos seus colaboradores internos, de como deve ser o Processo de Treinamento e