O processo de alfabetização
Este trabalho foi realizado através de pesquisas em sites e livros, para destacar a importância da alfabetização nos primeiros anos de vida escolar. A Alfabetização é a aquisição do código alfabético e ortográfico, através do desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A escrita pode ser concebida de duas formas pela representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras. O processo de alfabetização possui bases na caracterização da maturidade linguística do individuo, e como nas relações entre linguagem e memória e na interação entre as informações que são aprendidas pelo sistema visual.
Coletânea de textos e propostas de atividades referentes às práticas que envolvem a temática de Letramento
Estar alfabetizado é poder acessar as informações do mundo, é um desafio onde temos que nos renovar a cada dia, é compreender o código da escrita que utilizamos diariamente, é saber interpretar o que o texto nos passa e compreender a linguagem como parte da nossa comunicação. (Andreia Aparecida de Souza, 2013). Estar alfabetizado é atribuir significados e sentidos às funções sociais vinculadas à escrita. É ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, e possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado. (Grasielle Rodrigues Viana, 2013).
O que significa estar alfabetizado
A alfabetização é um processo continuo que tem inicio na educação infantil. Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações, significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e suas variações,