Processos da alfabetização
Magda..., Valquíria...,
Lucélia..., Eliane...,
Cristina..., Samira...
e Ana Paula...
Professora - Carolina ...
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (Ped...) – Prática do Módulo III
12/12/11
RESUMO
O trabalho a ser apresentado relata formas de alfabetização escolar no qual o professor transmite seus conhecimentos aos seus alunos. Procuramos verificar como acontece o processo de alfabetização na criança, através de pesquisa de campo e estudamos sobre a concepção da criança a respeito da aprendizagem da leitura escrita.
Palavras-chave: Alfabetização. Criança. Processo.
1 INTRODUÇÃO
A leitura e a escrita são um conjunto de elementos que se constroem vagarosamente. “A alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”, Afirma Ferreiro (1999, p.47).
Os primeiros rabiscos que os educandos produzem no início da aprendizagem devem ser considerados de grande importância, pois de alguma maneira os seus esforços foram colocados no papel como forma de representação de algo.
O mundo que rodeia a criança é, também, um mundo gráfico. A criança supõe que a escrita é uma forma de desenhar as coisas. O que ela não compreende é que a escrita representa a fala. Entretanto, ainda não é capaz de associar as características do objeto ao nome que se refere.
2 PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Atualmente, muitos professores ainda definem o processo de alfabetização como sinônimo de uma técnica. E a maioria não tem capacitação para compreender algumas das dificuldades que a criança enfrenta antes de entender o porquê, do ler e escrever.
A sala de aula é o espaço perfeito, onde é possível se ter troca de informações, experiências e conhecimento entre os mesmos que utilizam aquele espaço. Os conhecimentos dos alunos,