O processo civilizador
Osmar Nascimento de Oliveira – GETSEAM/UEM
Terezinha Oliveira(orientadora) – GETSEAM/DFE/PPE/UEM
Resumo: Esse é um estudo da obra O Processo Civilizador de Norbert Elias (1897 - 1990), no qual o autor analisa a história dos costumes a partir da formação do Estado Moderno e suas influências sobre a civilização.
Nessa, que é reconhecida como sua maior obra, Elias leva-nos a pensar no que aconteceria se um homem da sociedade contemporânea fosse, de repente, transportado para uma época remota de sua própria sociedade. É possível que encontrasse um modo de vida muito diferente do seu, alguns hábitos e costumes lhe seriam atraentes, convenientes e aceitáveis do seu ponto de vista, enquanto outros seriam inadequados. Estaria diante de uma sociedade que, para ele, não seria civilizada. No Processo Civilizador, Elias procura analisar questões fundamentais como quais os motivos e de que forma ocorreu essa mudança? Nesse texto apresentaremos a questão presente na obra na qual não há uma intenção deliberada de cada sujeito que produz a civilização, mas são os atos dos sujeitos singulares agregados uns aos outros que a tornam universal e produzem ou não a civilização. Palavras-chave: História da Educação. Civilização. Comportamento. Norbert Elias.
Introdução
Pretendemos verificar, na obra O Processo Civilizador de Norbert Elias, nossa intenção foi verificar como se apresenta o processo de formação do homem civilizado e analisar aspectos relacionados à educação e ao bem viver em sociedade. Para atingir esse objetivo, elaboramos uma análise da história dos costumes e do processo civilizador, segundo a ótica de Norbert Elias. Apresentaremos a questão presente na obra na qual não há uma intenção deliberada de cada sujeito que produz a civilização, mas são os atos dos sujeitos singulares agregados uns aos outros que a tornam universal e produzem ou não a civilização.
Dito de outra forma, as demandas sociais de