O processo civilizador
Mas em inglês e francês, o conceito expressa o orgulho pela importância do papel das respectivas nações no progresso do Ocidente e da Humanidade. Em alemão, a Zivilisation é um valor de segunda categoria, algo que abrange o lado exterior do homem e da superfície humana. A palavra pela qual o alemão exprime o seu orgulho por aquilo que faz e é pela qual se interpreta a si próprio, é Kultur.
O conceito francês e inglês de civilização pode referir-se a factos políticos ou económicos, religiosos ou técnicos, morais ou sociais. O conceito alemão de cultura refere-se a factos espirituais, artísticos e religiosos, e tende a traçar uma nítida divisória entre factos dessa natureza, por um lado, e os factos políticos, económicos e sociais, por outro. Está implícito no conceito francês e inglês de civilização um certo tipo de comportamento e um certo tipo de valores, enquanto o conceito alemão de Kultur designa o valor e o carácter de determinados produtos humanos. Muito próxima do conceito ocidental de civilização está a palavra kultiviert (“educado”). Representa a forma mais elevada de ser civilizado e refere-se à forma como as pessoas se comportam ou conduzem. Designa uma qualidade social das pessoas, da sua habitação, do seu trato, da sua linguagem ou do seu vestuário, mas exclusivamente a determinadas realizações das pessoas.
Civilização designa um processo ou o resultado de um processo. É algo que está continuamente em movimento, que avança permanentemente.