Por que que ninguém quer ser professor
Nos dias atuais, ninguém quer ser professor; pelo simples fato, de que é desgastante; Desvalorizado socialmente e, Mal remunerado.
Para piorar, nem os alunos querem ser professores, nem a família quer que sejam professores. Dessa forma qual será o futuro da educação no Brasil? Que futuro terá o Brasil? Atualmente apenas 2% dos alunos do segundo grau pesam um dia ser professor. Portanto; medidas urgentes devem ser tomadas.
O profissional docente deve ter uma melhor remuneração: para atrair os melhores profissionais. Bons planos de Carreira; para que o jovem profissional docente tenha um futuro promissor. Investir na formação dos profissionais; para termos uma melhor qualidade nos conhecimentos transmitidos. Resgatar a importância do professor para sociedade; já que sem educação, nem podemos pensar em sociedade.
Tratar o professor como profissional; uma vez que ele trabalha formando os futuros profissionais, em diversas áreas.
Entretanto. Em muitos estados do país; as propostas de planos de carreira são vergonhosas e, alguns municípios; ainda chama de plano de carreira, um projeto de lei onde só ha previsão de classe única. Como pode existir carreira onde há apenas uma classe se as classes são os degraus da carreira? Devendo no mínimo existir uma classe para nível médio, uma para nível superior e outra para especialista.
Os profissionais da educação são tratados como despesa e, não há investimento na sua formação. O professor é cada vez mais humilhado e ridicularizado, mesmo quando no desespero faz greve; quando falta ao trabalho com várias doenças que variam de problemas vocais, depressão e até problemas mentais, pelos desgastes e desilusões com a profissão, são tratados pela mídia como irresponsáveis; e quase nunca são tratados como profissionais.
Basta fazer uma pequena pesquisa, para ver que é a profissão que atrai apena uma minoria entre os piores alunos,