O Primo Basilio Resumo Critico
O PRIMO BASÍLO
Resumo Crítico
ALUNA: LARISSA LAINE
N°22 2°B
São Paulo
Agosto de 2015
O PRIMO BASÍLIO
Publicado em 1878, escrito em Portugal em uma época de forte tendência realista na literatura. Sua leitura reporta a um tema sempre presente na estética realística: o adultério. O livro conta a história de Luisa casada com o engenheiro Jorge. Tendo que viajar pro Alentejo, Jorge deixa sua esposa em Lisboa sozinha.
Certo dia Luisa recebe a visita de seu primo Basílio, um antigo namorado, recém-chegado do Brasil. Luisa e Basílio tornam-se amantes em pouco tempo, tendo certa influência da amiga D. Felicidade que por mais que tinha seu casamento era cheia de amantes espalhados pela cidade. Luisa e Basilio então se encontravam frequentemente em um quarto alugado denominado "Paraiso" justamente para esse fim. Basílio mandava flores e cartas para Luisa. Logo a criada Juliana descobre esse relacionamento e começa a interceptar as correspondências da patroa. Então começa a fazer chantagens à ela, ordenando-a a fazer o trabalho doméstico em seu lugar.
Luisa, então, desesperada, propõe a Basílio que fujam, porém ele não aceita a proposta e segue sozinho para Paris.
Jorge retorna do Alentejo e estranha bastante a situação em que sua esposa se encontra, exercendo as funções da criada.
Luisa desesperada procura um antigo amigo da família, Sebastião, e vai lhe pedir ajuda. Ele vai até a criada e a pressiona para lhe devolver as cartas comprometedoras. Após dar as cartas para Sebastião, Juliana cai morta.
Luisa fica muito doente em seguida, com seus dias de melhoras e pioras. Certo dia, Jorge lê uma correspondência que o primo Basílio mandou para Luisa e toma conhecimento da relação entra a esposas e o primo.
Basílio sofre muito ao saber dessa traição, até que resolve contar a Luisa que sabe de tudo, não estando tão bem de saúde, acaba falecendo. Jorge então foi morar com Sebastião,
Basílio retorna a