o preconceito linguistico
Preconceito Linguístico
Diz-se que o Brasileiro não sabe Português e que o mesmo é muito difícil. Mito que compõem um preconceito muito presente na cultura brasileira o linguístico. Tudo por causa da confusão que se faz entre língua e gramatica.
Ano 2014
Preconceito Linguístico
Marcos Bagno
O preconceito linguístico nada mais é quando nós sacaneamos alguém por falar diferente de nosso costume. A gramatica normativa e os livros de didáticos nos ensina o que é certo e o que é errado. Eles então tenta nos ensinar a falar e escrever corretamente. O preconceito é muito forte que criaram muitos mitos:
1º Mito: A língua Portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente.
A língua Portuguesa é única e existe apenas um modo de falar? É claro que não, o Português Gramatical é o mesmo, porem o que muda é o jeito de falar que muda de região para região.
2º Mito: O Brasileiro não sabe o Português. Só em Portugal se fala bem o português.
Elas são duas línguas distintas, e que se fossemos conceber uma língua como pura nem mesmo a de Portugal se enquadraria, pois os portugueses também cometem suas próprias infrações contra a gramática.
3º Mito: Português é muito difícil.
Acho que é por causa dos milhares de regras gramaticais, o português que aprendemos nas escolas é pesado e ultrapassado. A realidade falada de nossa língua foi a única coisa que evoluiu com o tempo.
4º Mito: A pessoas sem instrução falam tudo errado.
Um dos piores preconceitos é o de classe social. Nunca se deve julgar uma pessoa pelo que ela ganha no fim do mês. Cabe ao ensino, ao invés de ridicularizar, pessoas que usam estas formas em sua língua oral, contribuir para que a se apreenda a forma padrão, não como uma supressão as variantes linguísticas de origem.
5 Mitos: O lugar onde melhor se fala o