O pre o de uma decis o errada
César Aparecido Ribeiro
Trabalho Individual da Disciplina Marketing Estratégico Empresarial
MBA - Faculdade Max Planck
Junho 2015
O Preço de Uma Decisão Errada
Uma das mais renomadas empresas no ramo automotivo, não está à mercê do fracasso em seus projetos, ao esquecer-se de alguns princípios fundamentais, comprometeu um projeto gerando deficiência funcional e perdas financeiras.
Entusiasmados com novo projeto e visão de grandeza, esqueceram-se de analisar o mercado interno e questões sociais da época, não traçaram uma segunda opção e não consultaram a subsidiária brasileira. São alguns dos erros graves da Mercedes no projeto do Classe A em Juiz de Fora.
Como consequência, a meta de produção de 70K veículos ano foi descumprida. Com perdas de centenas de milhares de dólares. Segundo Bittar, o Classe A foi um carro incompreendido pelo mercado brasileiro.
Tomaríamos um rumo diferente, de início, mesmo possuindo um objetivo que necessitasse de tomada de decisão rápida, analisaríamos o mercado interno e os contextos culturais. Fazendo pesquisas de mercado para assegurar a real aceitação do público mediante o produto alvo da companhia. Com uma análise de mercado bem desenvolvida, poderíamos medir fatores cruciais em prol do sucesso. Analisaria o mercado, quanto a níveis de satisfação, publico alvo que atingiremos e o preço que o mercado aceitaria.
Reforçaríamos nossa decisão pensando em um plano secundário caso o mesmo sofresse alguma influência externa, como por exemplo, o cambio que na época era de grande volatilidade.
Referências
BITTAR, D. T. A Imagem da Mercedes-Benz em Juiz de Fora. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/bittar-danielle-a-imagem-da-mercedes-benz.pdf>. Acesso em: 30 mai 2015.
CORREA, C. e MANO, C. O preço de uma decisão errada. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/o-preco-de-uma-decisao-errada-m0039779>. Acesso em: 27 maio 2015.