O poder
A sociologia define poder, geralmente, como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira. Existem, dentro do contexto sociológico, diversos tipos de poder: opoder social(de Estado); o poder econômico(poder Empresarial); o poder militar(poder político); entre outros. Foram importantes para o desenvolvimento da atual concepção de poder os trabalhos de Michel Foucault,Max Weber, Pierre Bourdieu.
Dentre as principais teorias sociológicas relacionadas ao poder pode-se destacar a teoria dos jogos, ofeminismo, o machismo,o campo simbólico o especismo e muitos outros que se desenvolverão segundo o professor Fernando Henrique Cardoso.
Pois a nível de Estado, conforme os ditos Professores, a política define o poder como a "capacidade - soberana" de se - impor algo, dai a "soberania - nacional", sem alternativa para a desobediência dentro do chamado "Estado-de-Direito". Segundo o Professor Fernando Henrique Cardoso(FHC), em sua obra Sociológica (vide seus inúmeros livros, de conhecimento público, principalmente os que abordam a de introdução básica do estuda da Sociologia como Ciência). O poder político, quando reconhecido como legítimo, dentro de um Estado Constitucional é sancionado pelo Congresso Nacional, como executor da ordem estabelecida, coincide com a Autoridade, mas há poder Político(Militar), distinto desta e que até se lhe opõe, como acontece na Revolução ou nas Ditaduras, dai estabelecendo-se uma nova ORDEM, diferente da primeira, segundo o Professor Fernando Cardoso (FHC, como seus alunos o chamavam) de Sociologia. É relevante portanto, segundo o emérito professor, a existência de mais de um Partido para classificá-lo como Democrático, dai no Brasil o criado o