Redes sem fio
Bruno Marques da Silva, Cleber da Silva Fonseca, Leonardo Louzada Grecco
Centro Universitário Nove de Julho - UNINOVE
Departamento de Ciências Exatas
Curso de Ciência da Computação, São Paulo
e-mail: bruno@uninove.edu.br, grecco@uninove.edu.br, cleber.sf@hotmail.com
1 - Introdução
Neste artigo, estaremos apresentando um meio acessível para a criação de uma rede wireless indoor, com possibilidade para múltiplos acessos simultaneamente, podendo ser usado tanto para empresas como até mesmo uma rede de um bairro ou condomínio, tanto vertical como horizontal.
Visando não só a quantidade de usuários acessando simultaneamente a rede, mas também uma segurança alta na qual apenas pessoas autorizadas terão acesso à rede.
Quanto á antenas, podemos utilizar tanto antenas semi direcionais (figura1), como antenas omni-direcionais (figura 2) ou até mesmo ambas.
[pic] figura1: Antenas omni-direcionais.
[pic]
figura 2: antenas direcionais e semi direcionais.
A antena direcional e a semi-direcional são indicadas para locais onde o ponto de acesso esteja próximo à paredes (figura 3).
[pic]
Figura 3: Layout de antena semi-direcional.
Antenas omni-direcionais são bastante utilizadas em ambientes onde seja necessária uma abrangência além em todas as direções do Access Point (figura 4).
[pic]
Figura 4: Sinal de antena Omni-direcional.
Estaremos utilizando como exemplo uma sala ampla com vários computadores fixos, o que normalmente é utilizado em call-centers e Lan-Houses de grande porte. Porem o mesmo pode ser feito caso não haja muitas paredes, como por exemplo aeroportos, parques, etc.
Disponibilizando as antenas da melhor maneira para que toda a área que necessite ter acesso à rede tenha o mesmo.
Disponibilizando 5 antenas (figura 5) podemos ter quase 100% da área coberta sem que o sinal tenha uma área de abrangência muito além de