O PNLD
O Programa Nacional de Livros Didáticos – PNLD é um programa do governo federal brasileiro. De acordo com o Ministério da Educação o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos de qualidade aos alunos da educação básica, do ensino fundamental e médio, de forma universal e gratuita. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico, ou melhor, ás suas perspectivas.
O PNLD também atende aos alunos que são portadores de necessidades especiais, público-alvo da educação especial. Para estes, são distribuídas obras didáticas em Braille de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e dicionários.
O programa é executado em ciclos trienais alternados, deste modo, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio. Com exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para reutilização por outros alunos nos anos subsequentes.
Para escolha dos livros didáticos aprovados na avaliação pedagógica, é importante o conhecimento do Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). É tarefa de professores e equipe pedagógica analisar as resenhas contidas no guia para escolher adequadamente os livros a serem utilizados no triênio. O livro didático deve ser adequado ao projeto político-pedagógico da escola; ao aluno e professor; e à realidade sociocultural das instituições. É importante frisar que a escolha dos livros pelos professores para serem utilizados em sala de aula é feita