Embalagens
Yersinia enterocolítica
Características do Microrganismo
Quanto à família, esta bactéria pertence a Enterobacteriacea, sendo as espécies bastante diversificadas, como exemplo: Y. pestis, Y. pseudotuberculosis, Y. enterocolitica, Y. frederiksenii, Y. kristensenii, Y. intermedia, entre outras.
Considerando especificamente a Yersinia enterocolítica, esta é caracterizada como um bacilo gram-negativo, anaeróbia facultativa (crescem em meios com presença ou ausência de oxigênio), não esporulada e não pertencem a flora normal humana. Geralmente são encontradas em alguns animais assim como a Yersinia pseudotuberculosis, porém, somente a Yersinia enterocolítica fora detectada em ambientes e alimentos. Alguns surtos de infecções com tal bactéria tem sido detectada pela ingestão de vegetais crus pelo fato da superfície estar contaminada com tais microrganimos e devido ao contato com o solo, fertilizantes, equipamentos e animais.
Temperatura de crescimento: São caracterizados como psicotróficas, multiplicando – se entre 0 a 44ºC, sendo sua temperatura ótima entre 25 a 28ºC. Sua resistência é bastante alta, superando até mesmo temperaturas de congelamento, porém sensíveis a altas temperaturas, sendo destruídas por exemplos, pelo processo de pasteurização (71,8ºC durante 30 segundos). O pH ótimo é 7,2, mas o crescimento varia entre 4,2 a 9,6.
Características da doença
EnterocoliteNa fase aguda, a bactéria atinge o trato gastrintestinal após a ingestão de alimentos contaminados. Não se conhece exatamente sobre uma dose exata a ser infectante, mas estima – se que seja acima de 10000 unidades formadoras de colônias. O público alvo é voltado para crianças, principalmente aquelas com menos de cinco anos, apresentando como sintomas diarreia acompanhadas de febre baixa e dores abdominais. A duração pode variar entre alguns dias e até mesmos três semanas.
PseudoapendiciteTambém de fase aguda, ocorre também em crianças