Resenha PNLD
Trabalho do PNLD
O Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo auxiliar o professor na hora da escolha dos livros que serão utilizados pelo corpo docente durante o ano letivo. Essa escolha deve ser feita de acordo com o projeto político-pedagógico e com as características socioculturaisda escola,e, por isso, deve ser criteriosa. Por esse motivo, as resenhas das coleções aprovadas pelo MEC, devem ser analisadas atentamente. A coleção escolhida pela dupla para fazer uma resenha é “Matemática e realidade”, código 24931COL02, de Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antônio Machado.
Introdução
“Matemática e realidade” é uma coleção bem estruturada, disposta em unidades e, dentro dessas, capítulos. Ela dá muita atenção a algoritmos, em detrimento ao pensamento utilizado para se chegar neles. Isto priva o aluno do raciocínio lógico, que é essencial na Matemática, acostumando-o a decorar métodos e fórmulas para resolver problemas. Desde cedo é necessário o incentivo ao raciocínio, pois quanto antes o aluno souber analisar questões e demonstrar propriedades, mais proveitoso será o aprendizado da Matemática.
Há também uma preocupação desnecessária com nomenclatura, o que atrapalha, pois é mais uma coisa que o aluno tem que decorar.
Por outro lado, o livro traz exercícios que aumentam o grau de dificuldade gradativamente ao longo do capítulo. E também são encontradas suas respostas no fim de cada exemplar, auxiliando o aluno na verificação.
Destacam-se positivamente também as seções “Desafio”, propondo questões que exigem bastante esforço mental do aluno, o que ajuda o desenvolvimento do seu raciocínio matemático, “Matemática em notícia”, mostrando a disciplina no cotidiano, “Teste seu conhecimento”, que faz um apanhado geral do conteúdo visto na unidade através de exercícios mais elaborados, uns até de vestibular e “Matemática no tempo”, que recorre a alusões históricas para explicar o surgimento de alguma