Pnld
DO LIVRO DIDÁTICO
PNLD – 2011
Maio 2010
Ministério
da Educação
PNLD – PROGRAMA
NACIONAL DO LIVRO
Criado por meio DIDÁTICO do Decreto-lei nº 91.542,
de
1985 e agora regulamentado pelo Decreto
7.084, de 27/01/2010, tem por objetivo fornecer aos alunos da rede pública, material didático de qualidade.
Neste ano de 2010, as escolas farão a escolha dos livros didáticos para o Ensino
Fundamental II (6º ao 9º ano), que serão utilizados dos anos de 2011 a 2013.
O PNLD é constituído de várias etapas, iniciadas com a inscrição das coleções, pelas editoras, em resposta a um edital público do MEC, passa por um longo e cuidadoso processo de avaliação, que reúne professores de diversas instituições educacionais de várias regiões de nosso país todos eles com larga experiência no ensino-aprendizagem da matemática escolar.
I.
II.
III.
IV.
V.
VI.
CRITÉRIOS ELIMINATÓRIOS
GERAIS
respeito à legislação, às diretrizes e às normas oficiais relativas ao ensino fundamental; observância de princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social republicano; coerência e adequação da abordagem teóricometodológica assumida pela coleção, no que diz respeito à proposta didático-pedagógica explicitada e aos objetivos visados; correção e atualização de conceitos, informações e procedimentos; observância das características e finalidades específicas do manual do professor e adequação da coleção à linha pedagógica nele apresentada; adequação da estrutura editorial e do projeto gráfico aos objetivos didático-pedagógicos da coleção. I.
CRITÉRIOS ELIMINATÓRIOS
ESPECÍFICOS
apresentar erro ou indução a erro em conceitos,
argumentação e procedimentos matemáticos, no livro do aluno, no manual do professor e, quando houver, no glossário; II. deixar de incluir um dos campos da Matemática escolar, a saber, números e operações, álgebra, geometria, grandezas e medidas e tratamento da informação; III. der atenção apenas ao trabalho mecânico com procedimentos, em