A Farroupilha
2°ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO - TURMA ÚNICA
Bruna Tavares Farias
Flávia Meira da Silva
Iandra Jady Diniz da Silva
Ketlen Cristina Santos da Silva
Leandro Almeida da Silva
Thiago Souza Campos
Vinícius Loureiro Cavalcante
Farroupilha
MANAUS
2014
Bruna Tavares Farias
Flávia Meira da Silva
Iandra Jady Diniz da Silva
Ketlen Cristina Santos da Silva
Leandro Almeida da Silva
Thiago Souza Campos
Vinícius Loureiro Cavalcante
Trabalho apresentado ao Centro de Ensino Maria Angelim como requisito parcial para obtenção da 3° nota do 1° bimestre na disciplina de História. Professora: Camila
MANAUS
2014
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO 4
2. ANTECEDENTES 5
3. CAUSAS 6
4. A PAZ 7
5. ANEXOS 8
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................................9
1. APRESENTAÇÃO
A Guerra dos Farrapos, foi a mais longa guerra civil brasileira. Durou 10 anos. Foi liderada pela classe dominante gaúcha, formada por fazendeiros de gado. Apesar da participação do povo, esse movimento difere da Cabanagem e Balaiada, pois os fazendeiros permitiram que as camadas populares assumissem a liderança do movimento ou se organizassem em lutas próprias. A revolução, que com o passar do tempo adquiriu um caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras: irradiando influencia para a Revolução Liberal que viria a ocorrer em São Paulo em 1842 e para a revolta denominada Sabinada na Bahia em 1837. Inspirou-se na recém findada guerra de independência do Uruguai, mantendo conexões com a nova república do Rio da Prata, além de províncias independentes argentinas.
2. ANTECEDENTES
A justificativa original para a revolta baseia-se no conflito político entre os liberais, que propugnavam modelo de estado com maior autonomia às províncias, e o modelo imposto pela Constituição de 1824, de caráter unitário.
Através da criação de gado e da produção de