pnld
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribui livros didáticos, dicionários e obras complementares às escolas públicas do ensino fundamental e médio, inclusive ao segmento da educação de jovens e adultos e da educação do campo. Neste contexto, as escolas federais e as redes de ensino municipais, estaduais e distritais precisam solicitar a remessa de livros por meio de um termo de adesão, assinado pelo prefeito, pelo secretário de educação do estado ou pelo diretor da escola federal. Este termo deve ser enviado ao FNDE, junto com a cópia da carteira de identidade dos signatários. Uma vez formalizada a adesão ao PNLD, sua vigência será válida por prazo indeterminado ou até que seja solicitado o seu cancelamento. Os livros didáticos do programa são impressos com uma estrutura física resistente, a fim de que sejam usados por três anos consecutivos. É muito importante que os alunos e seus pais estejam conscientes da importância de conservar esses livros, para que, no final do ano letivo eles sejam devolvidos em condições de uso por outros estudantes. Assim, os recursos públicos são utilizados com mais responsabilidade, permitindo que mais brasileiros se beneficiem dos livros didáticos empregados nas escolas públicas.
2. Análise dos dados
Colete dados, em seu município, sobre o programa escolhido (documentos, depoimentos de gestores, conselheiros, técnicos, da comunidade, etc.).
Faça um breve estudo dos dados coletados (com tabelas, gráficos, etc.), tecendo comentários analíticos sobre eles.
3. Proposta de solução
A partir dos dados levantados e da sua compreensão sobre as situações problemáticas que você detectou, indique as possíveis soluções e encaminhamentos que podem ser dados pelos gestores, pelos participantes dos programas, dos conselhos ou pela comunidade.
Finalize seu trabalho relatando como conduziu a investigação para ter uma compreensão crítica do problema.
Orientações finais
Para apresentar as