O PIBID NA ATUAÇÃO DO DOCENTE
COIMBRA, Ana Paula1. CHIMINAZZO, Mônica1. BASTOLLA, Vanessa Falconi1; BASTOLLA, Fernanda Falconi2.
Palavras Chaves: Pesquisa. Influência. Docência. Resultados.
Introdução
O presente estudo tem como objetivo principal apresentar e discutir a influência do PIBID na atuação como docente das bolsistas acadêmicas do subprojeto da área de Letras, no projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), através da Universidade de Cruz Alta – Unicruz, em parceria com a CAPES, em uma escola da rede estadual de Cruz Alta/RS.
Durante o período de dois anos esse projeto oportunizou o convívio em ambiente escolar para as acadêmicas bolsistas, onde observaram e conviveram com os professores e alunos da escola, para assim relacionar a teoria aprendida durante o curso com o funcionamento e realidade de uma instituição educadora.
Acreditando na necessidade de lançar mão de métodos de trabalho que possam traduzir novas propostas de ensino-aprendizagem, buscou-se viabilizar as mais diversas práticas para mobilizar - a partir de práticas sociais e dos interesses de seus participantes- todo um raio de ação visando à formação de indivíduos críticos, participativos e conscientes de sua cidadania, e assim vivenciar na prática quais teorias realmente são possíveis.
Desta forma, o PIBID traz uma influência positiva na vida do acadêmico enquanto futuro docente, pois proporciona uma visão ampla e real do contexto escolar, tornando-o sujeito consciente de sua capacidade e auxiliando-o a perceber que alguns métodos utilizados precisam ser repensados, sendo que o professor não possui o domínio de todo o conhecimento, por isso precisa constantemente pesquisar.
Metodologia
O projeto de pesquisa PIBID é uma prática que ocorre a dois anos, onde o principal objetivo é a iniciação a docência. Ele foi aplicado através de Oficinas de Leitura e Produção Textual, com alunos do Ensino Médio, em horário inverso ao que os