Sociologia no ensino m dio e PIBID
Neste trabalho buscamos apresentar a experiência de uma atividade realizada no Instituto Ismael Coutinho, em Niterói, por alunos da licenciatura em Ciências Sociais, vinculados ao PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - de Sociologia da UFF, revelando o processo e alguns resultados obtidos nessa prática. Assim, procuramos trazer à tona As atividades foram desenvolvidas em conjunto pela professora de sociologia com os estagiários do PIBID da disciplina e alunos do segundo ano do ensino médio da escola estadual com ensino normal no início do segundo semestre de 2014. O trabalho reforça simultaneamente o valor que a atividade prática aufere na formação dos futuros docentes de sociologia e a importância da utilização de assuntos objetivos e imediatos dos alunos, a fim de criar maior significação dos temas de relevância da sociologia, promovendo, o que Paulo Freire (2013), denomina a promoção da curiosidade espontânea para o posterior desenvolvimento da curiosidade epistemológica.
As questões que nortearam o planejamento das ações aqui descritas se preocuparam com a assimilação do conteúdo de sociologia, principalmente no que concerne ao estranhamento e à desnaturalização de práticas sociais vigentes por parte dos alunos e, com igual zelo, investimos na reflexão sobre a formação do novo profissional docente de sociologia: um educador dinâmico e reflexivo que dê conta de dialogar num universo tão plural como dos alunos dentro de uma sala de aula e consiga despertar o olhar desses alunos para a sociologia como ferramenta para compreender seu lugar no mundo.
Referencial teórico:
Neste trabalho procuramos integrar a as ações práticas de três sujeitos na atividade escolar. São eles, a professora da disciplina, os estagiários do PIBID e os alunos do ensino médio. A