PRE PROJETO TCC
1 INTRODUÇÃO
O processo de formação docente é tema amplamente discutido nas esferas acadêmica e governamental colocando-se em questão, a importância para a formação do sujeito que seja participante e produtor em um mundo globalizado e complexo. Estas discussões trazem em seu cerne o problema da qualidade na formação docente.
A educação, não só descreve e reconstrói a sociedade, mas, além disso, projeta a sociedade desejada. Por isso, a educação vincula-se profundamente ao processo civilizatório e humano. “enquanto prática pedagógica, a educação tem, historicamente, o desafio de responder às demandas que os contextos lhes colocam”. (PIMENTA, 2005, p. 13).
Diante da necessidade e da complexidade de novos saberes que envolvem a formação profissional do professor, torna-se necessária uma formação mais ampla que o capacite para saber lidar com as diversidades, buscando não somente os meios didático-pedagógicos para melhorar a aprendizagem, mas também oferecendo condições de desenvolvimento e noções conceituais que favoreçam uma apropriação crítica do conhecimento.
Diante desse contexto e com o objetivo de responder às demandas colocadas, surge então o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), programa centrado na iniciação científica, aproximação e atuação na docência de discentes nas diversas áreas de conhecimento. Voltado para o aluno de graduação, e servindo de incentivo à formação, privilegia a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada. A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) esteja abaixo da média nacional, de 4,4.
Entre as propostas do PIBID está o incentivo à carreira