O pedagogo e a prática docente na educação infantil
O preparo do profissional pedagogo na educação infantil é de suma importância para que este intervenha e faça práxis pedagógica contextualizada.
O professor de educação infantil, devidamente preparado para intervir ao compreender as formas da criança se comunicar, contribuirá significativamente como mediador em sua aprendizagem.
Para o processo de formação do pedagogo, ressaltamos a importância da prática do estágio como elemento curricular da formação de professores, pois o estágio tem por finalidade proporcionar ao aluno uma aproximação do futuro campo de trabalho.
O momento do estágio proporciona ao pedagogo em formação a oportunidade para compreender e posicionar-se com a realidade da escola e dos alunos, o que possibilita uma reflexão da relação teoria/prática, o que poderá resultar em uma reelaboração de seus conceitos.
Torna-se necessário a continuidade do processo de formação do pedagogo, pois trata-se de um processo imprescindível às suas ações pedagógicas, e é na busca dessa atualização que o professor contará com novos elementos para consolidar suas experiências, a transposição do saber, que é sua responsabilidade de profissional
A formação continuada, reunião pedagógica, reunião com a comunidade escolar, cursos de atualização profissional, palestras, seminários, gincanas, passeios, atividades comemorativas e pedagógicas, são alguns dos eventos que contribuirão para um aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e atualização dos conhecimentos do pedagogo.
2 HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
Conforme a Constituição Brasileira, 1988, torna-se um ponto decisivo na afirmação dos direitos das crianças, dando a elas o direito à educação em creches e pré-escolas, de acordo com o Art. 208, parágrafo IV.
De acordo com o ECA, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, 1990, deve-se incluir as crianças no mundo dos direitos humanos, com o reconhecimento das mesmas como pessoas em condições próprias de desenvolvimento, como cidadãs com