o pedagogo e a inclus o
Pedagogia
Morily Oliveira da Silva
o pedagogo e a inclusão escolar.
Serrinha
SERRINA
2015
Morily Oliveira da Silva
O PEDAGOGO E A INCLUSÃO ESCOLAR.
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Educação Inclusiva e Lingua Brasileira de Sinais- Libras; Pedagogia em Espaços Escolares e não Escolares; Educação cidadania e diversicade: relação étnico-raciais; Seminário interdisciplinar III; Educação e Tecnologia; Currículo escolar e as Tecnologias em educação.
Prof.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle, Sandra Cristina Malzinoti Vedoaldo, Vilze Vidotte Costa, Fabio Luiz da Silva, Cyntia Simioni França e Sandra Regina dos Reis Rampozzo.
Serrinha
2015
INTRODUÇÃO
O processo da inclusão escolar acompanha o processo histórico de desenvolvimento da sociedade. Em passos lentos a sociedade e a escola vêm ao longo dos tempos se transformando para abranger todos os seus alunos em seus espaços. A discussão sobre inclusão nas escolas tem sido um tema muito polêmico e ao mesmo tempo Importante para a construção de uma escola democrática e para a edificação de uma sociedade menos excludente. Este assunto, tão importante nos dias atuais precisa realizarse de forma coletiva e ter objetivos claros que vissem encontrar alternativas viáveis para os empecilhos e perspectivas da comunidade escolar. Sendo assim, é preciso contar com a participação de todos os profissionais envolvidos na escola, alunos, pais, gestores, professores, etc.. Diante deste contexto pode se perceber que o pedagogo pode contribui frente ao paradigma da inclusão.Assim, pode-se refletir sobre o papel do pedagogo frente à inclusão escolar e suas contribuições no processo ensinoaprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
A sociedade vemse transformado em passo acelerado nos últimos anos, principalmente nos aspectos sociais. A grande velocidade