libras
TEMAS IDENTIDADE/DIFERENCA E INCLUSAO O OUTRO DA EDUCACAO: PENSANDO A SURDEZ COM BASE NOS
Dorziat, Ana(2009). Editora Vozes: Petropolis.
Neste livro de noventa e quatro páginas, a autora aborda o tema inclusão de surdos no ensino regular, tendo a surdez como uma identidade do sujeito surdo e não uma limitação. Assim sendo, a surdez passa a ser vista como uma diferença e esta não limitam essas pessoas, mas lhe da uma identidade própria.
A pessoa com surdez apresenta também, além de sua identidade surda, uma língua própria que caracteriza o surdo, que é a Língua brasileira de sinais ? Libras ? esta língua, com a qual se comunicam com outros surdos e que dará condições do aluno surdo se manifestar no mundo, além de possibilitar aos surdos o acesso ao currículo (conteúdos curriculares), com os quais poderá adquirir os conhecimentos necessários a sua autonomia.
Nessas noventa e quatro páginas, a autora faz um estudo auspicioso ao abordar a surdez, a cultura do surdo, suas diferenças; e ao fazer referência ao processo de inclusão do aluno surdo, nas escolas públicas brasileiras, como consequência legal das políticas públicas em educação, a partir da "Educação para Todos" (1990) e da "Declaração de Salamanca" (1994).
Ana Dorziat dividiu esta memorável obra em três capítulos distintos e bem definidos, sendo que o primeiro faz uma abordagem sobre a construção da identidade do sujeito surdo como um processo marcado por representações do discurso de poder quando essas forcas a repressão e opressão do ouvinte sobre o surdo, ou do opressor sobre o oprimido.
Dessa maneira, esse discurso de poder incutido na trajetória de vida do surdo e que também está presente em nossa sociedade, quando do processo de colonização de nossa história e dos discursos de poder que tão bem é explanado pelo autor Foucault (1992), no seu livro denominado