O PATRIMO Rita
Rita de Cássia da Silva Moreira
RESUMO
Ao se falar do Patrimônio, sejam eles das entidades públicas ou privadas, deve-se observar que estes abrangem um conjunto de bens, assim como direitos e obrigações, avaliados em moeda corrente do país, e estes são destinados à realização de algum projeto como construções, reformas de prédios, aplicações na saúde, educação, lazer, esporte, cultura entre outros, no tocante ao Patrimônio público deve-se analisar os elementos que o formam, isso porque o Patrimônio é visto como um fundo de valores, ou seja, o agrupamento dos vários componentes que o formam. O Patrimônio público também possui Variações Patrimoniais que como o próprio nome já diz, é a mudança de valores de qualquer um dos elementos do Patrimônio seja qual for o motivo.
Poderia melhorar apresentando o objetivo do artigo, sua importância, uma síntese das principais ideias discutidas no artigo, citando os principais autores que fundamentaram suas ideais e a conclusão que você obteve com o trabalho.
Palavras-chave: Patrimônio Público. Entidades Públicas. Elementos. Variações Patrimoniais
1 INTRODUÇÃO
Percebendo a necessidade de entendimento do conceito e composição contábil do Patrimônio Público assim como os mecanismos utilizados para o seu controle e a conseqüente prestação de contas pelos Administradores fez-se importante o estudo do mesmo, assim este trabalho tem como objetivo estudar o Patrimônio das instituições públicas e demonstrar que este não é formado por bens de toda natureza e espécie, e sim pelos bens dominicais que realmente podem ser contabilizados. Através de uma pesquisa bibliográfica pode-se constatar que todos os bens públicos recebem definições e destinação legal para só assim serem utilizados da melhor maneira possível.
É importante destacar que os fatos e atos de mudanças no patrimônio público devem ser registrados pela Contabilidade Pública, contribuindo assim