O papel fundamental do professor
O professor desenvolve papel fundamental na vida de seus alunos. Seja em questões políticas, sociais, econômicas, qualquer uma que seja, ele possui o poder de influenciar a vida de aluno e instruí-lo a ser cidadão. Entretanto, para obtermos bons cidadãos devemos nos preocupar também com aquele que orienta e o influência, ou seja, o professor.
Em nossa formação ouvimos dizer que “O professor é o homem do seu tempo”, tendo isto em mente, devemos instruir o professor em sua formação para questões polemicas e de longo prazo a qual presenciamos como é o caso, por exemplo, da sustentabilidade e a formação profissional do aluno.
Sem duvidas a sustentabilidade é um tema que deve ser muito bem trabalhado em sala, para que possamos formar cidadãos conscientes para além de melhorar o meio ambiente, pensar também nas gerações futuras. O professor possui um imenso campo de trabalho quando o assunto é um planeta sustentável, mas antes de reeducar o aluno com pensamentos sustentáveis, o professor deve primeiramente reeducar suas maneiras a qual está longe deste plano. E isto, este pensamento sustentável deve estar presente na formação não só do professor, mas de todos os cursos de graduação, em todas as escolas, em qualquer lugar que seja para que os alunos convivam com aquilo que aprendem nas escolas.
Outro aspecto importantíssimo também é a questão da vida profissional do aluno, hoje neste mundo globalizado e tão tecnológico um diploma de graduação não é mais garantia de uma carreira de sucesso, pelo contrário é apenas o começo de uma jornada a qual já deveria ter começado na escola.
Incentivar o aluno a começar se preparar para uma carreira também deve ser de responsabilidade do professor, que além de orientador, também deve ser um exemplo. E desenvolvendo atividades em sala, como por exemplo, a elaboração de um currículo, uma exposição de carreiras, cria uma expectativa para o aluno fazer cursos extracurriculares, estudar para