: O papel do professor como mediador da aprendizagem da língua estrangeira Inglês no segundo ciclo do ensino fundamental.
Título: O papel do professor como mediador da aprendizagem da língua estrangeira Inglês no segundo ciclo do ensino fundamental.
1. INTRODUÇÃO
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais o crescimento da economia, da industrialização e das novas tecnologias, frente às mudanças no mundo do trabalho e no contexto das novas visões organizacionais coloca em evidência a necessidade da aprendizagem em língua estrangeira a fim de desenvolver o letramento do aluno de forma integral quebrando os antigos paradigmas tradicionalmente adotados que não correspondem às necessidades do mundo globalizado que vivemos, pois “e aprender a ler em outra língua pode colaborar no desempenho do aluno como leitor em sua língua materna” (p.20). O ministério da educação fomenta que:
“... o ensino de Língua Estrangeira não é visto como elemento importante na formação do aluno, como um direito que lhe deve ser assegurado. Ao contrário, frequentemente, essa disciplina não tem lugar privilegiado no currículo, sendo ministrada, em algumas regiões, em apenas uma ou duas séries do ensino fundamental. Em outras, tem o status de simples atividade, sem caráter de promoção ou reprovação. Em alguns estados, ainda, a Língua Estrangeira é colocada fora da grade curricular, em Centros de Línguas, fora do horário regular e fora da escola. Fora, portanto,do contexto da educação global do aluno.” (1998,p.24)
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 prevê a disciplina de Língua Estrangeira, deve:
“Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.” (Art. 26º, § 5º)
Segundo o Projeto de Lei nº 3.675/04, transformado na Lei Ordinária 11274/2006, passa a abranger a Classe de Alfabetização como série inicial, com isso a