O Papel dos Lideres nas Organizações
1. Introdução
Liderança é temática fundamenta para gestores de todos os níveis hierárquicos numa organização; isso devido a sua importância como característica primordial em agentes transformadores num ambiente onde estão presentes redes de relações humanas. Os líderes são os responsáveis diretos pelo sucesso ou insucesso de uma organização e, muito além de um atributo, liderar é tarefa das mais complexas, pois exige um perfil que reúna um conjunto de habilidades técnicas, sociais e humanas que o transformem em referencial dentro um time, fazendo com que os demais o sigam de forma natural.
Muitos acreditam que a liderança deve ser exercida exclusivamente por profissionais que atingem os postos mais altos dos organogramas, entretanto liderar é administrar de forma eficiente e eficaz recursos e pessoas para que se atinja um objetivo proposto, por isso habilidades de liderança são fundamentais para qualquer posição dentro de uma estrutura organizacional e muitas corporações tem valorizado o passe de supervisores, coordenadores e gerentes que reúnam tais características.
2. O Que é Ser Líder e Qual é o Seu Reflexo nas Organizações
No universo corporativo, o foco é a possibilidade de ganhos. O lucro é quem determina se as estratégias lançadas para atingir os objetivos foram seguidas. Neste contexto, o capital humano tem recebido nas últimas décadas importância qualitativa devido ao princípio básico de que uma empresa é formada por pessoas e pessoas quando motivadas produzem mais e melhor.
Todos os membros de um time possuem necessidades e características que exigem de seus gestores a capacidade de efetuar uma leitura precisa sobre o comportamento destes. Objetiva-se assim descobrir seus anseios e aflições, e cabe ao gestor orientá-los quando tais problemas passam a impactar em seu desempenho ou desenvolvimento profissional. É neste ponto que as habilidades de lideranças ganham destaque, pois um líder vive em função das