pesquisa em educação
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE FÍSICA
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
ANA PAULA
A FÍSICA ARISTOTÉLICA NO ENSINO MÉDIO
TRABALHO ACADÊMICO
CURITBA
2012
ANA PAULA
A FÍSICA ARISTOTÉLICA NO ENSINO MÉDIO
CURITBA
2012
1 TÍTULO
A opinião dos professores de Física sobre a aprendizagem da Mecânica Aristotélica. 2 JUSTIFICATIVA
O estudo da Descaracterização do Paradigma, de Aristóteles, no ensino de Mecânica nos mostra que esse fato acaba por inibir qualquer tipo relacionamento entre este referencial com o senso comum dos alunos, e como, resultado disso deixamos à margem do processo educativo um importante dado de pesquisa educacional: o fato de que para a maioria dos estudantes, não pode haver movimento sem força e a relação de proporcionalidade entre velocidade e força.
Observando diferentes contextos sócios- culturais e análise curricular da disciplina de física , encontramos uma visão diferente no processo de ensino-aprendizagem de Mecânica e, diante disso, acreditamos na importância da opinião dos professores em relação à essa problemática.
O objetivo dessa pesquisa é fazer uma analise quantitativa sobre opinião de professores da rede publica de ensino a respeito de como a Física Aristotélica e a História da Ciência podem contribuir para um ensino significativo .
É de extrema relevância pesquisas nessa área ,porque pode : mostrar como o pensamento científico se modifica com o tempo, evidenciando que as teorias científicas não são “definitivas e irrevogáveis”, mas objeto de constante revisão. chamar a atenção para o papel de ideias metafísicas (e tecnológicas) no desenvolvimento da teorias científicas mais antigas. tornar as aulas de Física mais desafiadoras e reflexivas , permitindo, deste modo , o desenvolvimento do pensamento crítico.