O papel do profissional T e D
O que tem acontecido com o profissional de T&D nas empresas?
Analista de treinamento/gestor de treinamento (profissional de T&D)
LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento);
Avaliação do Resultado da LNT;
Planejamento do Treinamento;
Buscar aprovação do treinamento e da liberação de verbas;
Dar o treinamento ou convidar que o faça;
Avaliar o resultado do treinamento em curto e médio prazo.
Levantamento de Necessidades de Treinamento: Quantas vezes acontecem, no momento do Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) dentro de uma organização, de ouvir-se frases como:
“o treinamento deverá ser um show”
“gostaria que o material fosse todo colorido, de capa dura, e a apresentação tivesse muitas fotos”
PROBLEMAS: Ás vezes um treinamento que inicialmente seria sobre ferramentas de liderança acabe se tornando quase um MBA em gestão de pessoas, só que, por pressão do tempo das áreas e por não poder deixar os setores “desguarnecidos”, ele acontece em apenas 6 horas.
PROBLEMAS: Outras vezes o conteúdo desenvolvido pelo analista/gestor de RH que precisa ser validado pelas áreas, mas que acaba passando pelas mãos de tanta gente que volta completamente desfigurado para as mãos do pessoal de T&D.
APESAR DE TUDO... Não se pode negar a importância da estética e muito menos do conteúdo em um treinamento.
Sabemos também que quando um investimento é alto em um programa de treinamento, quanto mais conteúdo, dentro de uma carga horária consciente, alinhado às expectativas do cliente interno, melhor. O que temos que tentar como futuros/atuais profissionais de T&D é ter o bom senso de entender nosso papel, sem sermos arrogantes demais nem humildes ao extremo.
CRIATIVIDADE: É fato que o profissional que lida com T&D nas empresas deve ser extremamente criativo, tendo sempre uma boa saída para os diferentes conteúdos que as áreas da empresa necessitam abordar.