O papel do professor de matemática
RESUMO
A Matemática é uma ciência milenar, cuja história se entrelaça com a evolução da humanidade e seu conhecimento possibilitou ao homem os grandes avanços que já conquistou, pois tem servido de base para muitas outras ciências. No entanto, mesmo vivendo num mundo repleto desta, que pode ser considerada a “Rainha das Ciências”, muitos ainda nutrem aversão a ela, tendo os olhos encobertos para o fantástico mundo dos números. Um dos grandes fatores que tem contribuído para esta situação consiste no fato do conhecimento matemático ser apresentada de uma maneira muito abstrata, composta apenas de símbolos e fórmulas complicadas, sem relação alguma com o cotidiano, criando uma imagem de algo muito complicado e inacessível. É nesse cenário, que o recém-formado professor de Matemática entra em cena, tendo como desafio servir de mediador entre o aluno e esta, considerada a disciplina mais odiada, tendo por missão a quebra de paradigmas, assim como a criação de um ambiente onde o estudo dos números contribua para a formação de agentes ativos, críticos e reflexivos.
Palavras chave: Educação Matemática, professor, aluno, desafios
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa promover uma reflexão sobre a importância da Matemática no desenvolvimento do homem enquanto ser pensante e criativo, capaz de inúmeras realizações se utilizando deste conhecimento.
E também busca apresentar os desafios que os recém-formados, e mesmo os que já atuam há anos na disciplina matemática, enfrentarão no ambiente da sala de aula, e mesmo fora dele, para mostrar a importância desse conhecimento na aquisição de novos saberes, na formação de uma visão de mundo mais completa, na resolução de problemas do cotidiano, assim como no desenvolvimento de todo saber científico.
O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Existe uma interrogação que tem despertado inúmeros debates entre matemáticos e filósofos: “O Homem cria ou descobre a Matemática?”, como destaca