O papel do mediador
CBMAE - CAMARA BRASILEIRA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM EMPRESARIAL
O Papel do Mediador
Aluna: Vanessa da Silva Pires Brandi
Marília/ SP
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO: 3
1. A MEDIAÇÃO: 3
2. O MEDIADOR: 4 2.1 Qualidades e Responsabilidades do Mediador: 4
3.CONCLUSÃO: 5
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: 5
MEDIAÇÃO: O PAPEL DO MEDIADOR
BRANDI, Vanessa da Silva Pires¹
RESUMO
A mediação além de um meio de resolução de conflitos deve ser vista também como um meio complementar que garante a interação entre as pessoas, a reflexão sobre sua necessidade e as necessidades daquele com quem negocia. Neste artigo foi abordada a questão da mediação e o papel que desempenha o mediador.
Palavras-Chave: Mediação. Mediador. Papel do Mediador
INTRODUÇÃO:
É nos Estados Unidos da América- EUA, que a mediação tem seu inicio na década de 70, passando para outros países posteriormente. Seu objetivo principal é proporcionar condições para que as partes em conflito consigam chegar a decisões, por meio de técnicas que auxiliam na comunicação do tratamento das diferenças entre ambos. Ao utilizar as técnicas da mediação transformativa, o mediador busca a aproximação das partes no que tange as negociações e diferenças. (WALDO, 2004). É através da mediação que hoje conseguimos resolver muitos conflitos e não somente chegar a um acordo de resultados, mas obter um meio de equidade onde a comunicação é clara e as relações não se perde.
1. A MEDIAÇÃO Segundo Waldo (2004), há diversos tipos de conflitos que podem ser solucionados, através da mediação. Constitui um processo extrajudicial, sigiloso e voluntário, onde que determina decisões são as partes. “Diferente da arbitragem e da jurisdição, em que a decisão caberá a um terceiro” (p.19). A mediação é um processo alicerçado em técnicas, regras e conhecimentos que visam a qualidade da comunicação entre as partes, e elaboração da solução,