Artigo papel professor mediador
O presente trabalho busca realizar uma análise acerca da necessidade de se compreender o papel do professor como mediador, tendo em vista as estruturas do saber, a taxonomia educacional e a aprendizagem significativa de maneira a entender seus desdobramentos a partir das discussões e observações realizadas em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVES: compreender, mediar, taxonomia, aprendizagem.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca realizar uma análise que englobe as discussões ocorridas durante as aulas de Pesquisa e Prática de Ensino IV ministradas pelo professor Ubiratan, as quais visavam à investigação de todo o processo que envolve o ensino e a aprendizagem. Para tanto, procurei me basear nas análises de José Florêncio R. Junior e de Marco Antonio Moreira, realizando uma indagação acerca do papel do professor na construção do conhecimento, levando em consideração a prática que obtivemos através do estágio obrigatório.
A partir da reflexão acerca da taxonomia dos objetivos educacionais1, na qual José Florêncio Junior explicita diferentes níveis de aprendizagem que envolvem a afeição, a cognição e a parte psicomotora doa alunos, pude perceber a importância em se realizar um ensino que envolva os três campos. Porém, aqui pretendo ressaltar a relevância de se compreender o papel do professor no desenvolvimento da afeição entre o aluno e o conteúdo ministrado.
Partindo da ideia de subsunçores2 de Marco Antonio Moreira, teremos a noção de que de maneira alguma um professor pode deixar de atentar para a carga de conhecimento que o aluno traz para dentro da sala de aula, lembrando que o conhecimento não envolve somente conceitos e saberes aprendidos dentro da escola, mas principalmente conceitos que o aluno conseguiu apreender a partir de suas vivências e que o formaram como aquele sujeito. Tais conhecimentos subsunçores serão os responsáveis por basear a aprendizagem do aluno, é a partir deles que serão edificados os saberes de dentro da escola.
Para que o