O papel do supervisor educacional enquanto mediador e transformador – numa visão construtivista.
O papel do supervisor educacional enquanto mediador e transformador – numa visão construtivista.
Eirunepé-Am 2014
Resumo
O trabalho do supervisor enquanto mediador e transformador social, influencia diretamente do dia-a-dia dos professores e alunos.
O presente artigo demonstra através de uma pesquisa de campo como esse profissional torna-se uma importante ferramenta no processo educacional.
O supervisor tem que estar disposto a aprender o tempo todo, a pesquisar, investir na própria formação, utilizando a própria criatividade, a inteligência, a sensibilidade e a capacidade de interagir com outras pessoas que estejam ao seu redor.
Neste sentido o supervisor torna-se mediador de uma reflexão coletiva, tornando-se recursos e fontes de inspiração dos alunos, professores e comunidades diante da identidade de cada indivíduo em relação ao mundo.
Foram feitas pesquisas vivenciando alguns momentos, professor aluno, comunidade nas escolas municipais da cidade de Eirunepé-Am com alunos do ensino fundamental.
Sabe-se que o supervisor é um servidor especializado em manter a motivação do corpo docente, deve ser um idealista, definindo claramente que caminhos tomar, que papéis se propõem a desempenhar, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria, integrando a escola e a comunidade na qual se insere. É nessa moldura que o presente artigo caracteriza a função do supervisor no contexto social, político e econômico da educação.
Palavras-chave: Supervisão Escolar, Processo Educacional , Educação Transformadora.
Introdução
Um dos assuntos mais polêmicos da atualidade e que vem sendo amplamente discutido é a educação, no seu sentido de formação humana, tarefa que exige comprometimento, perseverança, autenticidade e continuidade. As mudanças não se propagam em um tempo imediato,