O papel do líder
Ambiente Empresarial
A dinâmica do mercado globalizado gera constantes mudanças exigindo uma grande capacidade de adaptação do líder. Ele precisa tomar decisões ágeis e sem dados exatos sobre o problema a ser solucionado.
O tempo para planejar ações é cada vez mais curto e estas ações, quando planejadas, frequentemente precisam ser alteradas ou interrompidas devido há momentos volátil do mercado.
Além disso, as empresas atuais funcionam muito mais como um organismo vivo, onde a perda da lealdade dos funcionários pela empresa (e vice-versa), faz com que a vulnerabilidade do emprego seja um dos maiores desafios para o líder.
Ele precisa ter a habilidade de motivar seus liderados para não só atingirem as metas da empresa mas também para que não troquem de emprego. É preciso possuir também a versatilidade para lidar com eventuais e prováveis perdas de membros da equipe.
A liderança bem desenvolvida, consegue transformar o clima organizacional, fazendo com que o ambiente e seus responsáveis sejam mais produtivos.
O verdadeiro líder consegue extrair o melhor ou o potencial máximo de cada um de seus comandados, fazendo com que sua forma de liderar atenda às necessidades reais de seus liderados através da disponibilidade de acesso, troca de ideias e obtenção de um resultado único.
Acreditamos que a forma correta de liderar não é exercer poder e sim influenciar as pessoas positivamente para que elas façam o que realmente você quer que elas façam.
O líder trabalha com a paciência desenvolvendo métodos para adquirir o melhor desempenho de sua equipe, deixando que as ideias fluam com as atividades, fazendo com que seus liderados sintam-se mais confiantes em desempenhar sua função. Faz com que sua equipe consiga enxergar o melhor caminho para usufruir as ferramentas oferecidas pela organização conseguindo tirar o maior proveito e suprindo as necessidades que surgem no decorrer