O papel do gestor de pessoas
No mercado profissional complexo e competitivo da atualidade, a escolha das pessoas certas se torna essencial para a produção da empresa. Pessoas bem selecionadas e bem posicionadas não somente contribuem para o adequado funcionamento da empresa como também constituem uma significativa representação para futuras substituições. Assim elencamos a importância da gestão de pessoas, processo desempenhado pela área de recursos humanos, onde se destaca a relação organização colaborador e principalmente a figura do gestor que deve ter visão ampla, pretendendo englobar as idéias e ações para o melhor monitoramento e desenvolvimento da empresa.
2 - A GESTÃO DE PESSOAS
O termo gestão de pessoas está ligado a orientação e organização que a empresa dispõem aos novos colaboradores e a manutenção dos mais antigos na organização. O profissional de gestão de pessoas, munido de conhecimento real sobre os processos de aprendizagem e mensageiro da visão global de mercado, seja capaz de articular na empresa os processos básicos de gestão.
O ambiente organizacional atual requer idéias brilhantes, ações rápidas e uma constante adaptação ao condicionalismo de mudança permanentes. Sob estas condições, a gestão de recursos humanos tem um papel mais crítico que nunca no atingimento dos objetivos pretendidos.
Todo processo de seleção deve ter um planejamento estratégico, com objetivos de longo prazo, para que eventuais ocorrências não venham a prejudicar o bom andamento da empresa, principalmente se os substitutos não forem eficazmente selecionados.O desafio atual é na condução do processo de contratação que, na maioria das vezes, é falho e a falta de critérios e instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso e, na maioria das vezes, pode gerar grandes perdas financeiras. Isso sem falar sobre os custos que enganos como estes podem causar com relação à perda de tempo ou de clientes.
Dessa forma, é indispensável que os gestores de RH