O papel do gestor frente aos novos desafios de gerir pessoas
As organizações estão inseridas em uma economia global onde os mercados mundiais trabalham em conjunto, e não se limitam às fronteiras regionais ou nacionais. Hoje em dia não é relevante especificar o país de origem das empresas, as quais perderam quase que totalmente os limites de operação de suas atividades. A gestão estratégica de pessoas envolve a formulação, implementação e avaliação de resultados para o alcance de vantagens competitivas, baseadas na gestão de pessoas. A formulação de políticas de gestão de pessoas deve estar alinhada com as estratégias organizacionais no sentido de contribuir para o alcance dos resultados do negócio.
Palavras chave: Organizações, Gestão de pessoas, estratégias organizacionais.
ABSTRACT
Organizations are embedded in a global economy where global markets interact, not limited to regional or national borders. Currently it is irrelevant to specify the country of origin of companies, which lost almost entirely the operating limits of their activities. The strategic management of people involves the formulation, implementation and evaluation of outcomes to achieve competitive advantages based on human resource management. The formulation of policies for personnel management must be aligned with organizational strategies in order to contribute to the achievement of business results.
Keywords: Organizations, People management, organizational strategies. INTRODUÇÂO
O processo de acumulação flexível, marca do atual modelo de desenvolvimento capitalista, ainda se confronta diretamente com a rigidez da concepção taylorista-fordista. A pesada herança da administração dita científica se faz ainda presente, levando a uma confusão latente ou, mesmo, explícita entre algo semelhante a um adestramento do corpo funcional e um genuíno processo de tornar acessível ao colaborador meios para seu efetivo desenvolvimento enquanto pessoa e profissional.
Ao mesmo tempo em que se evidenciam inovações, as quais podem