gestao de pessoas
PERFIL E CARACTERÍSTICAS DO GESTOR DE
PESSOAS
SUMÁRIO
3.1 Introdução
3.2 Mudanças nos Papéis da Gestão de Pessoas
3.3 Perfil e Competências do Gestor de Pessoas
Considerações finais
Bibliografia
Glossário
2
3
4
5
6
6
03
|aula
Prof.ª Especialista Lidiane Barbosa
Objetivo
▪▪ Conhecer o perfil do gestor de pessoas;
▪▪ Identificar as competências essenciais ao gestor de pessoas.
3.1 Introdução
Para que as empresas possam existir são necessárias pessoas que trabalharão para concretizar os objetivos organizacionais e, existindo pessoas também será necessária uma gestão com o intuito de lidar com tais complexidades. Ao entrar em contato com essa realidade, as empresas precisam equacionar seus objetivos e buscar atender às expectativas e interesses das pessoas que nela atuarão.
Assim, surge a figura do gestor de pessoas, que busca equilibrar as necessidades e desejos da empresa diante das necessidades e desejos dos colaboradores.
No passado, os gestores de pessoas procuravam basicamente atender às insatisfações dos funcionários e minimizar a organização sindical desses, mas com o tempo e como as constantes mudanças e evoluções pelas quais as empresas passaram, o gestor de pessoas incorporou novas funções e adquiriu responsabilidades mais complexas.
Atualmente, esse gestor, além de suas responsabilidades cotidianas, também deve reconhecer o papel de líder que exerce influência sobre a equipe para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, competências, atitudes e a capacidade intelectual e criativa. Dessa forma, o gestor de pessoas terá condições de atender às exigências do mercado e colaborar para que as organizações possam alcançar seus objetivos.
Para ilustrar melhor o que estamos estudando, assista ao vídeo de entrevista com o Prof. Mário Sérgio Cortella, através do link: http://www. youtube.com/watch?v=KezS2QxMajg. 2
GESTÃO DE PESSOAS
3.2 Mudanças nos Papéis da Gestão de