O papel do estado na preservação do meio ambiente
Nossas principais conquistas, em relação ao bem-estar humano, resultaram sobretudo de termos aperfeiçoado maneiras de extrair da natureza tudo o que ela pode nos oferecer. Assim, devido ao crescente uso desses recursos ocasiona uma degradação do ambiente natural, o que nos levam a novos esforços para reverter o declínio dos recursos naturais.
Com base nessa atuação surge o papel do governo com a necessidade de dar a sua contribuição para a melhoria da qualidade do meio ambiente e, principalmente, com o objetivo de proporcionar ao homem condições físicas, biológicas, sociais para desenvolver-se neste frágil sistema que nos sustenta.
Portanto, o presente trabalho tem a finalidade de apresentar e discutir sobre a atuação do governo baseado nos alicerces econômicos para garantir a sustentabilidade e preservação do meio ambiente através de politicas sustentáveis para toda a população.
2. Preocupações básicas da sociedade
A solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade e depende da relação que se estabelece entre sociedade/natureza, tanto na dimensão coletiva quanto na individual.
Sendo o Brasil um país emergente, fica evidente que o Governo presta mais atenção à gestão dos seus recursos naturais. O lema é promover o bem-estar do povo brasileiro sem aceitar que seu capital natural seja degradado como se nada valesse. A elaboração de regras tem que reconhecer que a Economia não considera a base ecológica do sistema econômico dentro das suas análises, por crescimento ilimitado. O problema ambiental verdadeiro é ganância em elevar a produtividade do capital da natureza, usando seus estoques de forma saudável, sem sobrecarregar as funções de suprimento, de fonte de recursos e de absorção de dejetos do ecossistema. Esse é o desafio: desenvolver políticas que possam levar a uma melhoria das condições de vida das pessoas pobres, sem degradar o ecossistema. Não pode