O papel de quem se crê consciente
E. E. Pedro de Alcântara Nogueira
No dia 8 de junho de 2013, foi realizada na sede da escola Pedro de Alcântara Nogueira, a primeira reunião dos Agentes Jovens, realizada pelas coordenadoras dos Agentes Jovens, Vanilde Francisco Lima Diniz e Maria Aparecida Ribeiro, pela coordenadora do Projeto Jovem de Futuro na escola, Heloísa Márcia Maciel dos Santos e pela estagiária de Pedagogia do Projeto, Mariane Rodrigues da Silva.
Após uma dinâmica de apresentação, foi falado, inicialmente, sobre o Projeto e seus objetivos, bem como do perfil e funções dos Agentes Jovens, visto que, para a maioria dos alunos, essa é a primeira experiência como Agentes.
Partindo dessa conversa inicial, incentivamos os Agentes Jovens presentes a sugerirem ações que tivessem como objetivo melhorar o desempenho escolar dos alunos e diminuir a evasão e faltas, tornando a escola mais atrativa. As principais sugestões apresentadas por eles foram as seguintes:
Organização de um Campeonato de Conhecimentos Gerais
Realização de jogos nos horários vagos devido à falta de professores
Dar continuidade e ampliar a realização do Festival de Talentos
Outras propostas que surgiram ainda foram criar oficinas de informática e violão, organizar um recreio interativo e divulgar o “Momento de Oração”, que alguns alunos já realizam durante o intervalo.
Foi decidido em parceria com os Agentes, que a tarefa a ser realizada por eles até a próxima reunião, será traçar o perfil da turma a qual pertencem e, a partir disso, pensarem ações específicas para atender às necessidades de cada turma. Foi pensada ainda para o projeto final, a proposta de um documentário de retrospectiva sobre o Projeto Jovem de Futuro nesses três anos de parceria com a escola.
Em última instância, conversamos sobre a elaboração de uma camisa para os Agentes Jovens, e, ficou acordado, que ela será feita em parceria com o Instituto. Além disso, para facilitar a