santidade 1
Aluno: CARLOS
1. Discutir o processo de perda de santidade do homem em Gênesis 3 e emita uma conclusão final.
• Começou com a desobediência consciente de Adão e Eva (Gn 3:1-6);
• Abriram-se os seu olhos para o pecado, e ficaram cegos para a santidade de Deus (Gn 3:7-10);
• Recusa do homem em aceita a sua responsabilidade (Gn 3:11-13)
• Após a a desobediência, o homem perdeu a comunhão com o Deus Santo, consequentemente, ele perdeu a santidade para a qual foi criada e pela qual devia viver Conclusão: No momento de sua desobediência a Deus, o homem consequentemente também perdeu sua santidade para a qual o Deus santo o criou, e vivesse conforme a sua imagem e semelhança.
1. Redija uma definição pessoal sobre a doutrina da Inteira Santificação. R= Ela acontece no homem pela fé num momento, e aumenta gradualmente desde este momento até que, em outro instante, o coração é purificado de todo o pecado e todo seu ser é aperfeiçoado em amor puro de Deus e ao próximo. E esse amor aumenta mais e mais, até que cresçamos em tudo naquele que é o cabeça da Igreja, Jesus Cristo, pelo poder do Espírito santo.
2. Apresente, por escrito, a soteriologia wesleyana e seus principais conceitos. Graça Preveniente – Descreve a ação divina a resposta humana, a ação de Deus vem primeiro. Essa “vem antes” (pré-venio) de estarmos consciente de que Deus está nos buscando, usando estímulos sutis e nem tão sutis visando despertar-nos para a nossa verdadeira condição. A Sutileza da Graça – Ela convida a parceria, a qual não pode ser imposta, antes abre uma grau maior de liberdade genuína. Ele não tira o entendimento, mas ilumina-o e fortalece-o. Não destrói as paixões, nem tira a liberdade, ou o poder de escolher bem e o mal; ele não força, mas assiste pela Sua graça e assim nos leva a escolha da “melhor parte”. O Papel da Consciência na Graça Preveniente – a consciência tem um papel saudável de nos levar a perceber nossa